Homepage

Serviços

Os serviços que a instituição disponibiliza têm como principal objectivo: Assegurar o fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene, e conforto, fomentando o convívio e propiciando animação social, cultural e recreativa;
- Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação inter-familiar;
- Contribuir para a estabilização e retardamento do processo de envelhecimento;
- Proporcionar serviços de acompanhamento psicossocial adequados;
- Promover sentimentos de auto-estima e segurança, respeitando a independência, privacidade,e individualidade do idoso;
- Construir um projecto de vida com o idoso, com o qual ele se identifique, e onde sejam valorizados os seus conhecimentos,  e a sua história de vida.

Os nossos serviços

Alojamento temporário e / ou permanente
Apoio Psicossocial
Acompanhamento Médico
Cuidados de Enfermagem
Aulas de Manutenção e Reabilitação Física
Actividades Sócio – Culturais e Recreativas
Passeios e Visitas Culturais
Biblioteca com acesso á Internet
Serviço de cafetaria
Cabeleireiro
Manicure / Pedicure


Recursos Humanos


Porque a qualidade dos serviços prestados estão intimamente relacionados com a qualidade humana daqueles que a prestam, constituiu-se uma equipa multidisciplinar que para além de fruir de qualidades técnicas e académicas, possui características pessoais como a sensibilidade, afectividade e idoneidade, imprescindíveis no contacto e relacionamento com os mais velhos. Desta forma definiu-se um PROGRAMA DE INTERVENÇÃO, que garante uma prestação qualificada nos cuidados prestados.


Direcção Técnica

Gerência
Direcção Técnica
Enfermeira
Médica
Animador Sócio – Cultural
Professor de Educação Física
Ajudantes de lar
Auxiliares de lar
Cozinheira
Ajudante de Cozinha
Estagiários (Profissionais e Curriculares)

Actividades Sócio-Culturais e Recreativas

Com objectivo promover o Envelhecimento Activo e Bem Sucedido, o serviço de alojamento temporário e/ou permanente, da Casa da Eira disponibiliza as seguintes Actividades /  Ateliersde Animação Sócio-Cultural:
Atelier de Artes - Visa proporcionar aos utentes a possibilidade de se exprimirem através das artes plásticas e dos trabalhos manuais (pintura, desenho, construções simples, colagens, dobragens, entre outras). A expressão plástica têm ainda o objectivo de desenvolver a motricidade, a destreza e precisão manual e a coordenação psicomotora, aumentando a auto-estima e auto-confiança do idoso.
Atelier de Alfabetização - Porque nunca é tarde para se aprender, foi criado um projecto de alfabetização. São realizados vários exercícios com o objectivo de exercitar a destreza manual e o treino da escrita.

Atelier de Jogos Culturais e Recreativos – Visa promover o convívio entre os residentes, realizando ao mesmo tempo estimulação cognitiva.  


Aulas de Manutenção e Reabilitação Física – Realizam-se exercícios físicos, que pretendem contribuir para a melhoria do estado de saúde do idoso, nomeadamente ao nível da:  
- Capacidade cardio-respiratória;
- Tempo de reacção;    
- Força muscular;        
- Capacidade cognitiva;
- Promoção das relações inter-pessoais;
- Diminuição de patologias como a depressão e ansiedade.

Comemoração de Dias Festivos

Comemoração do Dia da Arvore: O encontro teve como principal objectivo incentivar a relação inter-geracional e potenciar a relação entre o idoso e a criança, relevando para a importância desta ultima valorizar os conhecimentos e vivencias do idoso na nossa sociedade. Foram realizadas actividades de animação, e ainda se plantaram árvores e flores. (Participaram no convívio os idosos da Casa da Eira e alunos da Escola de Parada).

Comemoração do Stº António: A actividade teve como principal objectivo o estímulo ao convívio e à festa entre os idosos e a comunidade local.
Comemoração de Aniversários: Porque a vida deve ser comemorada, e mais um ano significa, determinação perante as dificuldades da vida (saúde, entre outras), a Casa da Eira estimula a festa, o convívio e a alegria entre o aniversariante, os colegas residentes, a família, e colaboradores, num dia com muita animação!
Carnaval: Com o objectivo de estimular a criatividade e incentivar o convívio, realizou-se uma festa em que os idosos criaram as suas próprias máscaras. A actividade decorreu com muita alegria e animação!  

Visitas e Passeios

    
Passeio à Romaria de Nª Srª do Aviso (Freguesia de Serapicos): Participação dos idosos da Casa da Eira na Festa Religiosa de Nª Srª do Aviso. O convívio entre idosos e população em geral, e a pratica religiosa foram os principais propósitos do Passeio

Formações

Sessões de Formação para Colaboradores - Com o objectivo de promover a melhoria continua nos serviços, são realizadas formações com periodicidade quinzenal. Algumas formações realizadas:
A Nutrição no Idoso
Ulceras de pressão
Primeiros socorros
A Importância dos Cuidados de Imagem e de Higiene Pessoal
Burnout – A Carga Emocional e Física do Cuidador


Perspectivas Futuras

Um dos princípios fundamentais da Casa da Eira é o bem-estar e qualidade de vida dos seus idosos. Pretende-se, por isso contribuir para a estabilização e retardamento do processo de envelhecimento, bem como assegurar a manutenção da autonomia e independência física e psicológica do idoso. Assim, no sentido de exercitar as capacidades cognitivas dos nossos idosos, encontra-se em fase de implementação um programa de intervenção e Estimulação Cognitiva para doentes de Alzheimer e/ou com outras demências.

Com o objectivo de promover o envelhecimento bem-sucedido, o sonho de uma Quinta Agrícola, começa a desenhar-se nas terras envolventes à Casa da Eira. A participação dos idosos é activa, e a vontade de trabalhar e fazer crescer o sonho é uma certeza!

powered by insite, o lado Web do seu negócio